10 tipos de salgados feitos com a mesma massa

Se você está pensando em montar uma esfiharia, nós resolvemos trazer o passo a passo para realizar 10 tipos de salgados feitos com a mesma massa para ajudar no complemento das vendas das esfihas.

Uma das maiores vantagens da culinária salgada é a simplicidade para transformar a mesma massa em diversas aparências e sabores finais.

Esse é justamente um dos benefícios de vender salgados, pois pode-se obter grande diversidade com pouco trabalho, as esfihas do tipo que são feitas no Habib’s são um grande exemplo disso.

Caso você já tenha uma venda física, sabe bem que as pessoas são atraídas por vitrines que apresentam variedade de formatos e recheios.

Por outro lado, se você não tem interesse em comercializar mas gosta de consumir salgados, não saia daqui. Afinal, fazer 10 tipos de salgados com a mesma massa pode ser uma mão na roda para variar o cardápio do dia a dia. Seja para comer em família, implementar o lanche escolar das crianças ou até mesmo levar para o trabalho.

10 tipos de salgados feitos com a mesma massa - Pixabay.10 tipos de salgados feitos com a mesma massa: Receitas!

Agora que você já viu as vantagens dessa receita. Vamos aos ingredientes:

  • 1000g de farinha de trigo;
  • 600ml de leite ou água;
  • 2 ovos;
  • 80g de açúcar;
  • 80g de margarina;
  • 15g de sal;
  • 10g de fermento seco.

Modo de preparo

Na batedeira, coloque o líquido da sua preferência e adicione os ovos, a margarina, o sal, o açúcar e o fermento. Com a batedeira ligada em velocidade lenta, adicione a farinha de trigo aos poucos.

Durante esse processo, quando todos os ingredientes estiverem unidos, é importante verificar a textura da massa, pois caso ela esteja com aparência mole poderá ser necessário adicionar mais farinha de trigo.

Quando a massa estiver bem lisinha, é o momento de desligar a batedeira. Assim, coloque no local onde ela será finalmente trabalhada e separe a massa em bolinhas de 80g, com o auxílio de uma balança de cozinha.

Coloque todas as bolinhas prontas lado a lado e, com o auxílio de um borrifador, respingue um pouco de água em cima delas e deixe descansarem por cerca de 15 minutos.

Após esse tempo, espalhe farinha de trigo na superfície da mesa e abra cada uma delas com o auxílio de um rolo ou cilindro, deixando elas em formato oval e recheie para dar a finalização adequada.

10 tipos de salgados feitos com a mesma massa

Enroladinho

Para esse salgado, coloque duas salsichas próximas uma da outra, assente um pouco de molho e requeijão cremoso e as envolva em fatias de queijo e presunto. Feito isso, centralize o recheio no centro da massa e envolva-o de maneira a deixar as extremidades da salsicha para fora.

Assim como a maioria dos salgados feitos com essa massa, o assado de salsicha deve ser pincelado com gema de ovo, pois isso realça a cor do salgado e o torna mais atrativo.

Bauru fechado

Sobreponha duas fatias de queijo e presunto e coloque tomate, requeijão cremoso e orégano e dobre das fatias. Em seguida, coloque o recheio sobre a massa e envolva-o com a massa, formando um retângulo.

Além de pincelar com gema, você pode colocar uma fatia de tomate e orégano para embelezar.

Salgado de calabresa

Novamente, junte duas fatias de queijo e presunto e coloque no meio a calabresa, que pode ser também fatiada ou ralada. Dessa vez, para diferenciar dos outros salgados, após colocar o recheio no centro da massa oval aberta, faça cerca de 5 cortes em cada lateral e faça o formato de uma trança com eles.

Dessa vez, você pode incrementar batata palha na parte exterior, tanto para tornar mais atrativo quanto para deixar a comida mais saborosa.

Bauru aberto

Com a massa aberta, utilize catupiry para fazer o formato de um losango nas extremidades da massa e cubra essa parte do recheio com massa, como acontece em uma pizza de borda e adicione o recheio da sua preferência no espaço vazio.

Uma opção de recheio excelente para esse salgado assado é queijo e presunto ralados, junto a incrementos como orégano, milho e pedaços pequenos de tomate. Ademais, você pode colocar fatias de calabresa e cebola na parte superior.

Esse salgado não tem a necessidade de ser pincelado.

Salgado de frango

Em uma fatia de queijo, coloque frango desfiado com requeijão cremoso ou um patê de frango. Após isso, coloque o recheio na massa e feche o salgado com as bordas que sobraram da massa.

Pincele com gema de ovo e espalhe um pouco de orégano e está pronto!

Pastel de forno

Dessa vez, escolha uma carne do seu desejo e acomode uma quantidade generosa diretamente em um dos lados da massa. Feito isso, dobre a massa para cobrir o recheio e faça um formado de pastel.

Dessa vez, não será muito necessário colocar marcação, pois o próprio formato já oferece identidade ao salgado.

No entanto, caso você tenha feito dois sabores de recheio, cebolinha cortada em pequenas rodelas é uma opção para identificar.

Espero que esteja gostando da nossa lista com 10 tipos de salgados feitos com a mesma massa!

Salgado de cachorro quente

Totalmente diferente dos salgados encontrados na maioria das lanchonetes, essa opção pode ser um sucesso para suas vendas.

Com a massa aberta, coloque uma quantidade generosa de frango em duas laterais e enrole isso, deixando no meio um espaço oco. Para preencher, você pode adicionar uma salsicha.

Após pincelar com gema, incremente com batata palha e queijo parmesão ralado.

Esfiha de carne

10 tipos de salgados feitos com a mesma massa - Pixabay.

Com o recheio de carne para esfiha previamente preparado, borrife um pouco de água na massa aberta para ficar mais fácil de unir as laterais. Em seguida, coloque-o no centro e faça o formato de um triângulo com a massa.

Como esse é outro formato muito tradicional da culinária salgada, não há muita necessidade de colocar identificação com ingredientes, basta pincelar com gema de ovo para deixá-la mais dourada.

Se você gosta de fazer esfihas para vender, aqui no blog temos um curso que ensina DETALHADAMENTE a fazer e ganhar dinheiro com a venda de esfihas. Clique aqui para saber mais sobre o curso!

Assado de X-Burguer

Isso mesmo! É possível fazer um dos sabores mais frequentes nos cardápios das hamburguerias sem o uso de pão.

Para esse salgado será necessário utilizar o dobro da massa dos anteriores. Sendo assim, no meio da massa coloque carne, preferencialmente moída, requeijão ou outro creme do seu gosto, uma fatia de tomate e uma fatia de queijo.

Por conseguinte, borrife um pouco de água na parte de cima e cubra tudo isso com uma segunda massa do mesmo formato. No final, você pode melhorar o acabamento cortando as sobras, com o auxílio de molde ou até mesmo de um copo.

Como assar os salgados

Apesar do tempo para assar os salgados variar de acordo com o forno, pode-se dizer que uma regra geral é que os com recheio de carne demorem mais a ficar prontos do que os que precisam ser pouco aquecidos, como é o caso do bauru aberto, que é basicamente recheado de queijo e presunto.

Gostou da nossa lista com 10 tipos de salgados feitos com a mesma massa?

Eu acredito que se você chegou até aqui é porque realmente nossa lista com 10 tipos de salgados feitos com a mesma massa de fato te ajudou.

Aproveita e garanta sua vaga no nosso curso de esfiha! Nossas vagas são limitadas e hoje pode ser a sua chance da ligar a chave que faltava para dar início ao seu negócio.

Eu vou ficando por aqui, te vejo no nosso curso de esfihas, forte abraço e até breve.

 

Deixe um comentário