Como fazer massa de esfiha fechada: Veja como modelar sua esfiha!

Não existe um padrão de como fazer massa de esfiha fechada, existem métodos diferentes para pessoas diferentes.

Aqui no blog eu fiz um post onde eu mostro como fazer esfiha de carne moída, só que esfiha aberta!

Como sabemos existem dois tipos de esfihas. As fechadas e as abertas!

O que diferencia uma da outra é basicamente o recheio, sendo que esfihas abertas sempre será possível notar o recheio, pois o recheio é colocado de maneira a aparecer, então você consegue facilmente diferenciar os sabores.

Já em uma esfiha fechada não é possível notar o recheio, pois toda a massa cobre o recheio, uma esfiha fechada é bem parecida com uma empada ou o famoso pastel assado.

Eu preciso te dizer que essa receita de massa de esfiha fechada é bem simples de fazer seguindo o passo a passo a seguir, lembrando que você não precisar ser o mestre dos mestres na cozinha, basta querer aprender!

E para isso eu estou aqui, sempre ajudando com dicas que realmente vão fazer a diferença na hora de fazer suas esfihas.

Artigo recomendo: Qual o preço de custo de uma esfiha?

Receita da massa de esfiha fechada

Agora eu vou lhe mostrar uma receita caseira que depois de pronta vai parecer uma massa profissional.

Você vai poder fazer essa massa na sua casa ou no seu negócio e conseguir fazer esfihas realmente deliciosas.

Confira os ingredientes para fazer esfiha fechada:
Para fazer a massa da esfiha você vai precisar:
  •  1 kg gramas de farinha de trigo
  •  500 mililitros de água morna
  •  100 mililitros de óleo
  •  60 gramas de açúcar refinado
  •  30 gramas de fermento biológico
  •  20 gramas de sal
  • Para o recheio:
  • 500 gramas de carne picada
  •  2 unidade de cebola pequena picada
  •  2 unidade de tomate maduro picado
  •  1 rodela de limão
  •  2 pitadas de sal
  •  2 pitadas de pimenta síria
  •  2 punhados de salsinha

Para fazer a cobertura será necessário:

  •  2 unidade de gema de ovo
  •  fubá fina

Veja como fazer Esfiha fechada:

1 – Para começar nossa receita, reserve em uma vasilha a farinha, o açúcar e o fermento. Agora coloque o sal e misture os ingredientes, coloque o óleo e a água aos poucos, siga com o processo de sova da massa até que a massa adquira uma uniforme. Coloque para descansar por 15 minutos.🙂

Como fazer esfiha fechada
Foto: Esfiha de sucesso

2 – Para fazer o preparo do recheio da esfiha fechada é super simples! Em uma panela grande, adicione a carne moída com os demais ingredientes, deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutinhos, ao longo do processo de cozimento, vá misturando os ingredientes com uma colher até dá o ponto. Lembrando que os ingredientes assim como a carne moída não ficaram totalmente cozidos, o processo será terminado quando rechear as ESFIHAS e leva-las ao forno para assar.

Refogando a carne moída para esfiha fechada
Foto: Esfiha de Sucesso

Dica: Use sua criatividade, misture vários ingredientes e forme recheios diversos para suas esfihas, minha dica é abusar da cebola, tomates e iguarias.

Receita de esfiha fechada
Foto: Esfiha de Sucesso

3 – Chegou a hora de usar a massa que fizemos acima, pegue o recipiente com a massa e coloque sobre uma bancada limpa e enfarinhada, pode ser uma mesa ou bancada de mármore.

Será preciso sovar a massa mais um pouco e em seguida abra a massa com a ajuda desses rolos de confeiteiro, usado em cozinha, sempre prestando atenção na espessura da massa.

Fazendo esfihas
Foto: Esfiha de Sucesso

4 – Será preciso fazer cortes com uma circunferência de 10 centímetros pelo menos, vá fazendo esses círculos até acabar toda a massa  Corte círculos na massa.

Com os discos abertos coloque porções do recheio de esfiha fechada que aprendemos acima e feche formando um triângulo, prensando as pontas para não abrir, como na foto abaixo.

Como fazer esfiha
Foto: Esfiha de sucesso

5 – Com a ajuda de um pincel de confeitaria, passe o pincel molhado com as gemas de ovos (Separe as claras das gemas) sobre as esfihas e em seguida polvilhe um pouco de fubá sobre elas, para que elas ganhem crocancia e sabor.

Para assar é super fácil! Pegue uma forma dessas inox que esteja untada (Use óleo de cozinha para untar) asse por cerca de meia hora, até que elas fiquem bem douradinhas.

Assando esfiha fechada no forno
Foto: Esfiha de Sucesso

Dica: Asse na temperatura de 200°c forno pré-aquecido, caso for congelar as esfihas, não será preciso passar o pincel com as gemas de ovos, deixa para fazer isso apenas quando for assar as esfihas.

Agora é só retirar do forno e saborea-las. Espero que você tenha aprendido como fazer esfiha fechada com essa receita que é simplesmente maravilhosa.

Dica de ouro!

Agora eu te convido á conhecer o curso de esfihas que eu sempre indico aqui no blog, ele serve pra você que quer aprender fazer esfihas profissionais ou simplesmente por robe, para fazer em casa ou para os amigos. Clique aqui e confira tudo que o curso tem a te oferecer, lembrando que o curso está com valor promocional – COMPRE COM DESCONTO – adquirindo sua vaga pelo nosso blog.

Bom! É isso, espero que suas esfihas fechadas tenham ficado ótimas e saborosas. Te vejo lá curso de esfihas!💰💰💰🤗🤗

 

Deixe um comentário