Como fazer esfiha tipo habib’s

Com o cotidiano cada vez mais acelerado, entre as mudanças mais significativas na sociedade está a maneira de se alimentar. Sendo assim, a preferência da população é o consumo de alimentos de rápido preparo e saber fazer esfiha profissional é fundamental, por isso, vamos te mostrar o passo a passo de como fazer esfiha tipo habib’s.

Além da esfiha habib’s ser uma das opções mais escolhidas na pelos amantes de fast-food, ela atende a todos os requisitos da contemporaneidade. Isto é, além de ser uma receita fácil e rápida de preparar, pode ser congelada para simplificar as refeições do dia a dia e pode sair mais saborosa e econômica se feita em casa, já que é possível escolher os materiais.

Visto todos os benefícios de fazer esfihas tipo habib’s em casa, vamos aprender a receita da massa de esfiha.

Receita de esfiha tipo habib’s

Revelado: CURSO REVELA COMO GANHAR ATÉ R$5.000 MIL REAIS VENDENDO ESFIHA

Ingredientes da massa

  • 1kg de farinha de trigo;
  • 350ml de leite morno;
  • 250ml de água;
  • 150ml de óleo de soja;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal;
  • ½ colher de sopa de sal;
  • 10g de fermento seco.

Modo de preparo da esfiha habib’s

Para fazer a receita, comece juntando em um vaso o leite, o açúcar, o fermento e a manteiga, nas medidas especificadas anteriormente. Ao fazer isso, você deve misturar bem até que o calor do leite dissolva toda a margarina e isso se transforme em uma mistura líquida e homogênea.

Em outro recipiente, dessa vez maior, coloque a farinha de trigo e o sal e adicione a mistura preparada previamente e o óleo. Após reunir razoavelmente os ingredientes, adicione a água aos poucos, até que a união dos elementos se transforme em uma massa de fácil manuseio.

Quando chegar nesse ponto, você poderá dispor a massa em uma superfície forrada com farinha de trigo, pois assim será possível sová-la com as mãos. Esse movimento deve ser realizado por uma média de 10 minutos, até que a massa totalmente lisa.

Como fazer esfiha tipo habib’s - Pixabay
Como fazer esfiha tipo habib’s – Pixabay

Montagem da esfiha

Com a massa pronta, chegamos a parte principal: transformá-la em esfihas. Para isso, é importante utilizar uma balança para separar porções de 50g (quantidade que proporciona uma esfiha de tamanho médio), ou outro tamanho desejado. O importante é que fiquem padronizadas, sobretudo se a finalidade for comercial.

Esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma tesoura ou também é possível separar a massa com as próprias mãos. Afinal, isso ainda não entregará o formato final, já que em seguida você deverá utilizar uma superfície sólida para fazer formatos de bolas com as porções, pressionando a massa para baixo com movimentos leves e circulares.

Logo depois, reserve uma área da sua mesa para receber as porções de massa devidamente preparadas e espalhe uma quantidade generosa de fubá para evitar a massa grudar e proporcionar um sabor especial ao salgado. Será esse o local adequado para colocar as bolinhas quando prontas, para esperar a massa crescer (é importante cobrir a produção com um pano de prato).

Veja mais: Qual a melhor carne para fazer esfiha?

Recheios para a esfiha

Como levam alguns minutos para a massa crescer, o tempo de espera pode ser utilizado para preparar o recheio. Além disso, o tempo de preparo do recheio também pode ser utilizado para pré-aquecer o forno, que deverá ficar de 230 a 250 graus. Trouxemos algumas das opções mais escolhidas de sabor das esfihas do habib’s para você. Observe:

Recheio de carne para esfiha

1. Recheio cremoso de carne do habib’s

Ingredientes:

  • 600g de carne moída;
  • 1 tomate grande picado;
  • 1 cebola grande picada;
  • Suco de 1 limão e ½;
  • Salsinha e cebolinha a gosto;
  • Sal em quantidade desejada.

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a carne moída, o tomate, a cebola, o suco de limão e adicione sal e tempero a gosto. Após isso, misture tudo e transfira para um passador, ou também reconhecido como escorredor de macarrão, pois o líquido da cebola e do tomate podem comprometer a cremosidade do recheio.

2. Recheio cremoso de queijo do habib’s

como fazer esfiha tipo habib’s

Ingredientes:

  • 300g de queijo ralado;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • Salsinha e cebolinha a gosto;
  • Sal em quantidade desejada.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture até incorporar bem o queijo no creme de leite. A seguir, adicione o tempero e o sal e está pronto!

Leia também: Qual o tamanho ideal de uma esfiha?

Modo de preparo da esfiha habib’s

Para finalizar as esfihas, coloque fubá em uma superfície e aperte a bolinha, tentando sempre fazer movimentos nas laterais para formar uma bordinha mais alta, como acontece em pizzas com borda recheada. Feito isso, adicione o recheio da sua preferência no espaço vazio e leve a uma bandeja, também forrada de fubá, que possa ser levada ao forno.

Repita esse processo com toda a massa e, quando todas as esfihas estiverem preparadas, leve ao forno por uma média de 20 minutos. Embora essa seja uma estimativa testada, as potência dos fornos são variáveis, então é importante ter mais atenção quando ultrapassarem 10 minutos dos salgados no forno.

Rendimento da receita: 34 esfihas com massa de 50g.

O que fazer com as esfihas tipo habib’s?

Agora que você já sabe como fazer esfiha tipo habib’s, saiba que a esfiha aberta originou-se no Oriente Médio, mas tem feito sucesso no Brasil durante os últimos anos. Por ser um salgado om recheio a mostra, as esfihas tornaram-se um fenômeno no mercado e é difícil encontrar alguém por aí que nunca provou ou salivou ao ver uma dessas nas vitrines.

Por isso, uma das dicas para aproveitar a receita é comercializar esfihas. E com isso eu não quero dizer que você deva distribuir em lanchonetes ou abrir um espaço físico, afinal as redes sociais umas das melhores formas de vender comidas caseiras atualmente.

Outra opção é desfrutar da receita para proporcionar um momento agradável em família. Assim, além da diversão de cozinhar, um grande custo poderá ser reduzido nos finais de semana ou até mesmo em dias comuns e agitados.

Em qualquer das hipóteses, congelar a massa é uma excelente opção para reservar as esfiha e a melhor maneira para fazer isso é com a massa ainda crua e já recheada.

Quando nessas condições, leve ao congelador em uma bandeja aberta até elas ficarem totalmente congeladas. Somente após isso, distribua em vasos ou saco plásticos as quantidades desejadas para facilitar o consumo.

Aqui no blog temos um curso em vídeo onde a minha querida amiga Carla Imbrain encina detalhadamente como fazer as melhores esfihas.

Eu convido você a participar do curso de esfiha da Carla Imbrain clicando aqui agora mesmo e se torne o melhor da sua cidade.

Deixe um comentário