Como montar uma esfiharia passo a passo?

As pessoas que querem saber como montar uma esfiharia precisam ter em mente que o pontapé inicial para ter sucesso nesse negócio é fazer um curso profissionalizante sobre esfihas e como administrar sua empresa.

Fazendo isso você já vai estar na frente da grande maioria das pessoas que acham que montar uma esfiharia é coisa simples. Só que não!

O espaço para esse tipo de negócio não é pequeno, pois será necessário acomodar mesas e cadeiras caso você trabalhe com atendimento presencial.

Além disso será preciso reservar um espaço para fazer a cozinha que será o local de produção das esfihas.

Eu diria que será preciso um espaço mínimo de 90 metros quadrados para para montar sua esfiharia de maneira a atender clientes no próprio local.

Lembre-se também que nesse caso você terá a possibilidade de praticar o delivery que vem sendo cada vez mais o carro chefe das esfiharias Brasil afora.

Como montar uma esfiharia
Foto: Esfiha de sucesso

Qual o investimento necessário para montar uma esfiharia?


Todos sabemos que investir em uma franquia é muito caro.

O Habib’s por exemplo é sucesso e pioneiro na venda de esfihas abertas, com certeza é o sonho de muito gente, o problema é valor do investimento que é muito alto.

Então muitos optam por montar sua própria esfiharia e aos poucos ganhar nome e mercado na sua cidade.

É um caminha difícil, mas totalmente possível e você terá que investir algo em torno dos 70 mil reais dependendo do tipo de negócio que vai montar.

Se for um delivery simples de esfihas, o investimento será menos da metade desse valor, uns 20 a 30 mil reais.

É sempre bom lembrar que será necessário reservar parte desse capital para o giro da empresa.

O valor reservado deverá corresponder ao valor necessário para compra de toda mercadoria mensal e custos com o negócio, só assim você consegue ter sucesso com a venda das esfihas.

Sabemos que é bem difícil isso no início e se caso não houver recursos o suficiente, a dica é ir trabalhando e sempre reservar parte do seu lucro para o capital de giro da empresa.

Quais os equipamentos necessários para montar uma esfiharia?


Agora que você já sabe qual o tamanho ideal do espaço que deverá reservar para montar sua esfiharia, atente-se aos equipamentos que deverá comprar.

Abaixo eu trago uma lista com os equipamentos básicos necessários para o bom funcionamento da sua esfiharia. Veja:

  • Forno
  • Mesas e cadeiras
  • Balcão de atendimento
  • Toda parte de automação (Programa de gerenciamento, telefones, impressora etc…)
  • Mochila para o delivery
  • Geladeira
  • Freezer
  • Processador de alimentos
  • Liquidificador
  • Fogão
  • Balança Digital
  • Masseira (você pode iniciar sem masseira, minha dica é comprar assim que houver recursos para isso)
  • Cortador de tomate ( Isso irá facilitar muito o corte dos insumos como o tomate. O tomate já sai em cortado em cubinhos, é super prático e adianta o serviço)
  • Refrigerador para bebidas (Você pode economizar essa grana, basta fazer uma aquisição por comodato, a empresa te fornece o freezer e você compra as bebidas em troca, prática muito comum na Coca cola por exemplo)
  • Hot Box (A compra é opcional, porém é um ótimo equipamento para garantir que as esfihas cheguem quentinhas na casa do cliente, mas deve-se fazer um estudo de custo/benefício neste caso e avaliar se é bom ou não para teu negócio).

As esfihas podem ser feitas a mão ou você pode comprar uma máquina de fazer esfihas, ajuda bastante na produção padronizada das esfihas.

Você pode vender esfihas fechadas ou abertas, a dica é diversificar o cardápio e eu posso dizer que tradicionalmente as esfihas abertas são as que mais vendem.

Se for montar sua esfiharia em casa, o investimento mínimo será algo em torno dos 10 mil reais.

Agora se for uma esfiharia com atendimento ao público, o investimento ficará em torno dos 30 mil reais.

Como montar uma esfiharia
Foto: Esfiha de sucesso

Capriche no cardápio!

Aqui é fundamental ter atenção redobrada, pois um cardápio bem elaborado pode ser o divisor de águas da sua esfiharia.

Como eu disse anteriormente, você deve oferecer aos seus clientes esfihas abertas e fechadas, mas atenção, varie nos sabores oferecidos.

Você deve dispor no cardápio as esfihas tradicionais como a esfiha de presunto com queijo, frango, queijo, carne moída, calabresa, esfihas doces e outros tantos sabores.

A dica é inovar sempre, busque por combinações variadas, procure por novidades, aposte nas comidas típicas da sua região.

Por exemplo, você pode vender esfihas de carne de sol desfiada com banana da terra frita, prato típico da região norte e nordeste do Brasil. SIMPLESMENTE UMA DELÍCIA!

Agora que você já sabe como montar uma esfiharia, veja como legalizar seu negócio!

Aqui talvez seja a parte mais chata do seu negócio, mas não menos importante, por agora de fato você irá legalizar seu negócio para viabilizar a abertura da sua esfiharia.

Inicialmente procure um contador, ele será o responsável pela abertura do seu CNPJ e registro do seu negócio na junta comercial da sua cidade.

Logo em seguida será precisa procurar a prefeitura da sua cidade para viabilizar o alvará de funcionamento (Portas abertas popularmente falando).

Em seguida deverá procurar a vigilância sanitária para que eles façam a visita de inspeção do local e libere o alvará sanitário.

O contador é o responsável pelo registro dos funcionários e emissão dos boletos de impostos da empresa.

Se for montar seu negócio em casa é possível abrir um MEI( Micro empreendedor individual) e dar início ao seu negócio em casa com as mesma garantias de um ME com CNPJ e tudo mais, o único diferencial neste caso é quanto ao enquadramento do faturamento anual do seu negócio.

Quantos funcionários serão necessários?

Bom! Até aqui você já viu e entendeu toda complexidade do negócio.

Agora será necessário contratar pessoas para ajudar você c a produção, venda e entrega das esfihas.

Eu diria que o número ideal de funcionários são 5 pessoas.

  • Um atendente do telefone e balcão
  • Um garçom
  • Um esfiheiro
  • Um ajudante de esfiheiro
  • Um gerente (Você neste caso)

É bem comum as pessoas iniciarem seu negócio e colocar os familiares para trabalhar, assim é possível evitar a contratação formal de funcionários em muitos casos.

Qualidade é tudo!

Agora que você já sabe tudo que é necessário sobre como montar uma esfiharia eu preciso te lembrar que sem qualidade você não vai a lugar nenhum.

Procure oferecer o melhor aos seus clientes, por se tratar de um produto barato, você só conseguirá se destacar no mercado se oferecer um bom produto.

Então, trabalhe com bons equipamentos, compre mercadoria de boa qualidade que o cliente vai perceber isso e vai pagar por isso. PODE TER CERTEZA!

O bom atendimento e a qualidade nos produtos são o que vai garantir o sucesso da sua esfiharia, por isso não dá para brincar nesse quesito.

Se prepare! Faça o curso de esfiha que eu sempre indico aqui no blog e saia na frente de muitos que começam de qualquer forma e em poucos meses acabam tendo que fechar seu negócio devido a falta de preparo em tudo que eu disse aqui.

Montar uma esfiharia dá dinheiro?

Todo negócio tem seus riscos, mas se tudo for bem planejado, com certeza você irá ganhar muito dinheiro.

Com uma esfiharia de pequeno porte você já consegue faturar algo entre 5 e 10 mil reais por mês de lucro.

Já uma esfiharia mais sofisticada de alto padrão você consegue faturar entre 15 e 30 mil reais por mês.

Você já percebeu que esse negócio é muito lucrativo e que dá muito dinheiro.

Tudo é muito variável, o correto é que você faça um estudo, analise friamente seus concorrentes, veja onde você pode ser melhor e vá com tudo.

Tudo deve ser colocado na ponta da caneta e assim que você estiver realmente confiante que esfiharia é investimento certo para você, vai lá e faça!

Eu espero realmente que as dicas sobre como montar uma esfiharia tenham te ajudando de fato a iniciar sua caminhada, dê uma olhada no curso de esfiha aqui do blog, faça todos os cálculos necessários para viabilizar seu negócio.

Te desejo sorte e muito sucesso!

1 comentário em “Como montar uma esfiharia passo a passo?”

Deixe um comentário