Porque a massa de esfiha aberta ficou dura?

Hoje você vai entender porque a massa de esfiha aberta ficou dura, para isso eu vou passar uma receita de esfiha super macia e fácil de fazer.

Muitas pessoas fazem esfiha para vender na rua ou em um delivery em casa mesmo e com isso ganham bastante dinheiro, ocorre que até encontrar o ponto perfeito das esfihas foram feitas várias tentativas de receitas e em muitas delas eu acredito que as pessoas dificilmente encontram o ponto certo da massa logo na primeira tentativa.

Então, entender como é feito o processo da massa é fundamental para ter uma massa de boa qualidade e consequentemente uma esfiha super saborosa.

Leia também: Como fazer o formato da esfiha fechada

porque a massa de esfiha aberta ficou dura

Porque a massa de esfiha aberta ficou dura?

Se acontecer da sua massa de esfiha ficar dura, pode ter ocorrido por falta de água na massa ou então porque o trigo utilizado pode ser daquelas marcas que exigem mais fermentação.

Se você está fazendo sua receita da massa de esfiha e ela ficou dura, a dica é colocar um pouco mais de água e continuar a sovar a massa até chegar no ponto ideal.

Outro fator que pode deixar suas esfihas dura, é o fato de não deixar sua massa fermentar o tempo necessário.

No caso, a massa de esfiha atinge seu ponto de fermentação máximo no momento em que a porção de massa em descanso ganha o dobro do volume inicial.

Artigo recomendado: Qual o preço de custo de uma esfiha?

E se a massa ficar de esfiha ficar mole?

Da mesma forma que a massa da esfiha pode ficar duro, também pode ocorrer o contrário, ficando mole, acontece quando por algum descuido não colocamos a quantidade correta de líquido na massa, fazendo com que a massa fique mole.

Neste caso o recomendado é acrescentar um pouco mais de farinha de trigo.

Você deve misturar a farinha aos poucos até a massa ganhar a consistência necessária para fazer as bolinhas e abrir os discos das esfihas.

porque a massa de esfiha aberta ficou dura

Receita de esfiha macia!

Agora eu vou mostrar em detalhes uma receita de esfiha super macia, eu sugiro a você, ler atentamente todas as dicas da nossa receita.

Para essa receita você vai precisar de trigo, sal, fermento biológico, água, açúcar refinado, óleo e fubá.

Vamos as medidas dos ingredientes:

  • 2 quilos de trigo – Se for necessário acrescente mais trigo até a massa chegar no ponto ideal para enrolar as porções da massa de esfiha.
  • 30 gramas de fermento biológico fresco
  • 25 gramas de sal
  • 250 ml de óleo comum
  • 250 gramas de açúcar (Deve ser açúcar refinado)
  • 1 litro de água (Coloque a água aos poucos para não perder o ponto da massa)
  • Fubá para polvilhar a mesa de descanso das massas (O fubá também dá um gostinho diferenciado depois que as esfihas ficam prontas).

Como fazer o preparo da massa:

porque a massa de esfiha aberta ficou dura

  1. O primeiro passo é colocar o trigo em uma vasilha grande, adicione também o açúcar refinado mais o fermento biológico fresco.
  2. Em seguida você deve misturar esses ingredientes e reserve por aproximadamente 5 minutos.
  3. Logo depois você deve adicionar o óleo, o sal e a água (adicione a água aos pouco para não perder o ponto da massa).
  4. Nesse momento você deve misturar tudo até finalizar a água.
  5. Aqui você deve enfarinhar a mesa ou local onde será reservada a massa.
  6. Feito isso, você deve sovar a massa para que ela fique bem lisinha e com a aparência homogênea. Como e disso no início coloque água aos poucos para não perder o ponto da massa, se isso acontecer, veja se vai precisar de água (caso fique dura) ou mais farinha( caso fique mole).
  7. Massa pronta é chegado o momento de pesar e dividir a massa em pequenas bolinhas, o peso de cada bolinha não pode ser superior a 30 gramas
  8. Enfarinhar uma forma com fubá e uma outra forma reserve um pouco de fubá também. Passe todas as bolinhas de massa de esfiha na reserva de fubá depois vá alocando as massas nas formas para que a massa descanse.
  9. Feito esse processo, pegue um pano limpo e cubra as bolinhas da massa de esfiha, deixe descansar por mais ou menos 1 hora.
  10. Agora você deve abrir as massas de esfihas com as pontas dos dedos, é só pressionar os dedos ao centro das bolinhas, achatando as bolinhas e deixando com a borda alta. Veja no vídeo abaixo:
  11. Já estamos quase finalizando nossas esfihas! Aqui é só rechear as esfihas com os recheios que quiser. Minha sugestão: frango, mussarela, presunto, carne moída e por aí vai, o céu é o limite
  12. Agora é so colocar as esfihas para assar no forno pré aquecido a 200°C até as esfihas ficarem bem douradinhas e pra finalizar é só servir com um limão que cai super bem.

Agora que você já sabe porque a massa de esfiha aberta ficou dura, confira essa dica!

Com as dicas aqui do blog eu acredito que você já vai conseguir fazer ótimas e saborosas esfihas em casa seja para consumo próprio ou para vender.

Mas eu tenho uma dica que realmente pode te ajudar muito se sua intenção for ganhar dinheiro com negócio de esfihas.

Se você vai montar um negócio desses é importante se cercar de boas ideias e de pessoas que entendem do assunto.

Aqui eu deixo minha recomendação, confira o curso de esfihas que eu sempre indico aqui no blog.

São vídeo aulas completas que vão literalmente pegar você pela mão e ensinar todos os macetes, todos os segredos para ter esfihas super saborosas.

Com isso você vai conseguir vender um produto de qualidade e vai conseguir fidelizar cada vez mais clientes no seu negócio.

Então eu te espero no curso de esfihas que eu indico aqui o blog, você ainda vai ganhar vários bônus de presente comprando o curso através da minha indicação, não deixe de conferir.

Eu espero sinceramente que você tenha entendido porque a massa de esfiha aberta ficou dura, caso tenha ficado alguma dúvida é só me falar nos comentários do artigo.

Forte abraço te vejo no curso de esfihas!

Deixe um comentário